Taís Cristina Melero e Taynara Zulato Rosa


PINACOTECA MUNICIPAL DE BAURU: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO, ARTE E MEMÓRIA


Ambiente de expressões artísticas locais, memória, cultura e identidade, a sede da atual Pinacoteca Municipal de Bauru, a Casa Ponce Paz, permite uma gama de usualidades pedagógicas nos campos da educação patrimonial e ensino das artes. Repleto de pinturas murais e promotor de mostras e exposições culturais, o imóvel é um instrumento didático que viabiliza a interação dos discentes com as artes e suas pluralidades, angariando as aulas novos aprendizados e práticas. Através da Casa Ponce Paz e seu contexto histórico que remete a década de 1930, a educação patrimonial vem como uma proposta interdisciplinar de ensino direcionada ao patrimônio cultural que envolve a comunidade escolar, despertando a consciência acerca da valorização, preservação da memória histórica e formação identitária de Bauru. Espera-se demonstrar e refletir sobre a potencialidade da Pinacoteca Municipal de Bauru como espaço para metodologias ativas no ensino das artes, voltadas ao patrimônio cultural material e imaterial.

Introdução
A Casa Ponce Paz, sede atual da Pinacoteca Municipal de Bauru, foi construída em 1938 e abriga em seu interior uma gama de pinturas murais, encontradas em 2008 por funcionários da Secretaria Municipal de Cultura. A autoria das representações é dos irmãos João e Antônio Ponce Paz, importantes pintores e escultores espanhóis que se fixaram em Bauru na segunda década do século XX e desenvolveram suas carreiras artísticas.

Em 2014, a Casa tornou-se sede da Pinacoteca Municipal, de acordo com a Lei nº 6.515 de 14 de maio de 2014 que:

“Dispõe sobre a criação da PINACOTECA MUNICIPAL DE BAURU, e dá outras providências.
Art. 3º - A PINACOTECA MUNICIPAL DE BAURU promoverá ações e eventos com o objetivo de valorização da arte como expressão da cultura. Constituem-se, igualmente, objetivos da Pinacoteca Municipal a gradual organização e implantação de:
I - Oficinas de artes plásticas, em todas as suas modalidades;
II - Mostras e exposições, coletivas ou individuais;
[...]
VI - Congressos, simpósios, seminários, conferências e outros eventos voltados ao aperfeiçoamento e a valorização de artistas e profissionais da cultura.”

Tombada como patrimônio cultural de Bauru em 2009, a Pinacoteca Municipal promove e propõe o diálogo com as diferentes expressões artísticas, como as artes visuais, teatro, música e dança, proporcionando diversos usos culturais e educativos. Por estar estreitamente relacionada com o crescimento do munícipio e por constituir-se marco arquitetônico com características do movimento eclético, comum na transição do século XIX para o XX, com o estilo ornamentado e imponente, influenciado pela arquitetura renascentista e neoclássica, a Casa é essencial para práticas educativas nos âmbitos patrimoniais e artísticos. A vertente patrimonial busca utilizar o imóvel para resgatar a história do município e, assim, perceber em sua composição a dinâmica dos processos imigratórios, do comércio e urbanização bauruenses. A Educação Patrimonial, então:

“Trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho da Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.” (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999, p.5).

A Pinacoteca Municipal transforma-se em um ambiente promissor de metodologias ativas no ensino das artes, às quais colocam os estudantes como agentes ativos e autônomos em seu processo de aprendizagem. A vertente artística possibilita o contato direto dos estudantes com as inúmeras linguagens visuais, sonoras e corporais, o que propicia a estes o conhecimento das técnicas de pintura existentes no imóvel e a interação com as exposições temáticas, como explicitado na imagem abaixo:


Figura 1. Exposição "UneVersos". Fonte: Prefeitura Municipal de Bauru. 2017.

O professor deve agir como mediador e potencializar práticas de ensino que priorizem o protagonismo discente, além de transcender o espaço da sala de aula, usando a cidade e seus patrimônios como objetos e lócus de construção de conhecimentos:

“A arte como linguagem aguçadora dos sentidos transmite significados que não podem ser transmitidos por meio de nenhum outro tipo de linguagem, tal como a discursiva ou a científica. Dentre as artes, as visuais, tendo a imagem como matéria-prima, tornam possível a visualização de quem somos, de onde estamos e de como sentimos.” (BARBOSA, 2005, p.99).

Para além das pinturas murais, a Pinacoteca Municipal de Bauru constitui-se em uma ferramenta fundamental para difusão de atividades pedagógicas diversificadas e dinâmicas no ensino das artes, permitindo inúmeros usos educacionais e viabilizando a aproximação da escola, professores e alunos com o patrimônio cultural municipal:

“O conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu Patrimônio são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.” (Ibid., p.5).

Arte e patrimônio: diálogos
A Pinacoteca Municipal de Bauru, enquanto espaço artístico e patrimonial promove a adoção de novas práticas de ensino, potencializando o vínculo do aluno com as expressões artísticas locais.

“A arte, enquanto bem patrimonial, tornando-se acessível a todos - por meio de metodologias adequadas à fruição, compreensão em sua multiplicidade de sentidos e estímulo à criação, revelará modos distintos de conhecimento.” (GRINSPUM, p.39).

É de suma importância a cooperação da escola e do professor como mediadores no processo de aprendizagem, deslocando a sala de aula para novos ambientes com potenciais educativos. Assim, enriquece e estimula o exercício da cidadania, valorização e salvaguarda da memória e identidade regional para os discentes. Desse modo:

“A colaboração da escola no aperfeiçoamento dos saberes artísticos dos alunos, tem como objetivo auxiliá-los a apreender e aprimorar uma cultura básica nessa área de conhecimento humano para que participem, como cidadãos, da produção e da comunicação expressivas em imagens, sons, falas, movimentos, cenas, gestos na e sobre a vida atual e passada.” (FUSARI, 1992, p.33).

Conclusões
Dessa forma, torna-se de extrema importância a utilização da Pinacoteca Municipal para a educação patrimonial e artística por se tratar de instrumento ativo para a memória da cidade de Bauru e promover aos discentes/visitante compreender a relevância da preservação da identidade local, uma vez que esta oportuniza debates, discussões e reflexões que transcendem a sala de aula e possibilitam novos olhares em relação aos mais diversos assuntos do campo das artes. Logo, a Pinacoteca afirma-se como ferramenta crucial para a composição social de cada indivíduo.


Referências
Taís Cristina Melero é Graduanda em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Taynara Zulato Rosa é Graduanda em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

BAURU. Lei nº 6.515, de 14 de maio de 2014. Dispõe sobre a criação da PINACOTECA MUNICIPAL DE BAURU, e dá outras providências. Câmara Municipal de Bauru, 2014. Disponível em:

FUSARI, Maria Felisminda. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez, 1993.

GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. 157f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. A instituição. Disponível em:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU. Pinacoteca Municipal de Bauru prepara a exposição “UneVersos”, c2017. Apresenta informações sobre as atividades realizadas na Pinacoteca Municipal. Disponível em: < http://www.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=25258>. Acesso em: 27 de mar. 2018.



3 comentários:

  1. Olá, Taís e Taynara!
    Devo dizer primeiramente que a exposição ficou excelente, com uma linguagem requintada e um conteúdo simples, direto e objetivo. Diante da temática do Patrimônio Cultural, gostaria apenas de fazer uma pergunta. Na opinião das autoras, como a Pinacoteca Municipal de Bauru poderia promover o diálogo entre a História do município e a realidade presente e atual do aluno/visitante, tendo em vista as relações complexas do mundo contemporâneo globalizado?
    Obrigado!
    Até!

    Daniel Roberto Duarte Granetto.

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    1. Olá, Daniel!

      Agradecemos seu comentário e excelente pergunta.



      A Pinacoteca Municipal de Bauru é um espaço que oferece ao aluno/visitante um diálogo e reflexão acerca do passado/presente da cidade, por meio de seu acervo, exposições e disposições arquitetônicas. O edifício, da década de 1930, reflete a atmosfera política e econômica da cidade de Bauru neste contexto de urbanização e industrialização.

      Cabe ressaltar que a Pinacoteca, através das exposições, promove o uso de tecnologias digitais, bem como materiais recicláveis e orgânicos, os quais contribuem para a problematização dos visitantes sobre o mundo globalizado e as múltiplas realidades que o cercam.

      Ademais, as mostras artísticas são elaboradas por artistas populares bauruenses, enfatizando aspectos culturais, históricos e políticos do município.



      Atenciosamente,

      Taís Cristina Melero e Taynara Zulato Rosa.

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