PINACOTECA MUNICIPAL DE BAURU:
ESPAÇO DE EDUCAÇÃO, ARTE E MEMÓRIA
Ambiente de expressões artísticas locais, memória, cultura e identidade, a sede da atual Pinacoteca
Municipal de Bauru, a Casa Ponce Paz, permite uma gama de usualidades
pedagógicas nos campos da educação patrimonial e ensino das artes. Repleto de pinturas
murais e promotor de mostras e exposições culturais, o imóvel é um instrumento
didático que viabiliza a interação dos discentes com as artes e suas
pluralidades, angariando as aulas novos aprendizados e práticas. Através da Casa
Ponce Paz e seu contexto histórico que remete a década de 1930, a educação
patrimonial vem como uma proposta interdisciplinar de ensino direcionada ao
patrimônio cultural que envolve a comunidade escolar, despertando a consciência
acerca da valorização, preservação da memória histórica e formação identitária
de Bauru. Espera-se demonstrar e refletir sobre a potencialidade da Pinacoteca
Municipal de Bauru como espaço para metodologias ativas no ensino das artes,
voltadas ao patrimônio cultural material e imaterial.
Introdução
A Casa Ponce Paz, sede
atual da Pinacoteca Municipal de Bauru, foi construída em 1938 e abriga em seu
interior uma gama de pinturas murais, encontradas em 2008 por funcionários da
Secretaria Municipal de Cultura. A autoria das representações é dos irmãos João
e Antônio Ponce Paz, importantes pintores e escultores espanhóis que se fixaram
em Bauru na segunda década do século XX e desenvolveram suas carreiras
artísticas.
Em 2014, a Casa
tornou-se sede da Pinacoteca Municipal, de acordo com a Lei nº 6.515 de 14 de
maio de 2014 que:
“Dispõe sobre a
criação da PINACOTECA MUNICIPAL DE BAURU, e dá outras providências.
Art. 3º - A PINACOTECA
MUNICIPAL DE BAURU promoverá ações e eventos com o objetivo de valorização da
arte como expressão da cultura. Constituem-se, igualmente, objetivos da
Pinacoteca Municipal a gradual organização e implantação de:
I - Oficinas de artes
plásticas, em todas as suas modalidades;
II - Mostras e
exposições, coletivas ou individuais;
[...]
VI - Congressos,
simpósios, seminários, conferências e outros eventos voltados ao
aperfeiçoamento e a valorização de artistas e profissionais da cultura.”
Tombada como
patrimônio cultural de Bauru em 2009, a Pinacoteca Municipal promove e propõe o
diálogo com as diferentes expressões artísticas, como as artes visuais, teatro,
música e dança, proporcionando diversos usos culturais e educativos. Por estar
estreitamente relacionada com o crescimento do munícipio e por constituir-se
marco arquitetônico com características
do movimento eclético, comum na transição do século XIX para o XX, com o
estilo ornamentado e imponente, influenciado
pela arquitetura renascentista e neoclássica, a Casa é essencial para práticas
educativas nos âmbitos patrimoniais e artísticos. A vertente patrimonial busca
utilizar o imóvel para resgatar a história do município e, assim, perceber em
sua composição a dinâmica dos processos imigratórios, do comércio e urbanização
bauruenses. A Educação Patrimonial, então:
“Trata-se de um processo permanente e sistemático
de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e
enriquecimento individual e coletivo. A partir da experiência e do contato
direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus
múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho da Educação Patrimonial
busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento,
apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um
melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos
conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.” (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999, p.5).
A Pinacoteca Municipal transforma-se em um
ambiente promissor de metodologias ativas no ensino das artes, às quais colocam
os estudantes como agentes ativos e autônomos em seu processo de aprendizagem. A
vertente artística possibilita o contato direto dos estudantes com as inúmeras
linguagens visuais, sonoras e corporais, o que propicia a estes o conhecimento
das técnicas de pintura existentes no imóvel e a interação com as exposições
temáticas, como explicitado na imagem abaixo:
Figura 1. Exposição "UneVersos". Fonte: Prefeitura
Municipal de Bauru. 2017.
O professor deve agir como mediador e
potencializar práticas de ensino que priorizem o protagonismo discente, além de
transcender o espaço da sala de aula, usando a cidade e seus patrimônios como
objetos e lócus de construção de conhecimentos:
“A arte como linguagem aguçadora dos sentidos transmite
significados que não podem ser transmitidos por meio de nenhum outro tipo de
linguagem, tal como a discursiva ou a científica. Dentre as artes, as visuais,
tendo a imagem como matéria-prima, tornam possível a visualização de quem
somos, de onde estamos e de como sentimos.” (BARBOSA, 2005, p.99).
Para além das pinturas murais, a Pinacoteca Municipal de
Bauru constitui-se em uma ferramenta fundamental para difusão de atividades
pedagógicas diversificadas e dinâmicas no ensino das artes, permitindo inúmeros
usos educacionais e viabilizando a aproximação da escola, professores e alunos
com o patrimônio cultural municipal:
“O conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas
comunidades do seu Patrimônio são fatores indispensáveis no processo de
preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos
sentimentos de identidade e cidadania.” (Ibid., p.5).
Arte e patrimônio:
diálogos
A Pinacoteca Municipal
de Bauru, enquanto espaço artístico e patrimonial promove a adoção de novas
práticas de ensino, potencializando o vínculo do aluno com as expressões
artísticas locais.
“A arte, enquanto bem
patrimonial, tornando-se acessível a todos - por meio de metodologias adequadas
à fruição, compreensão em sua multiplicidade de sentidos e estímulo à criação,
revelará modos distintos de conhecimento.” (GRINSPUM, p.39).
É de suma importância
a cooperação da escola e do professor como mediadores no processo de
aprendizagem, deslocando a sala de aula para novos ambientes com potenciais
educativos. Assim, enriquece e estimula o exercício da cidadania, valorização e
salvaguarda da memória e identidade regional para os discentes. Desse modo:
“A colaboração da
escola no aperfeiçoamento dos saberes artísticos dos alunos, tem como objetivo
auxiliá-los a apreender e aprimorar uma cultura básica nessa área de
conhecimento humano para que participem, como cidadãos, da produção e da
comunicação expressivas em imagens, sons, falas, movimentos, cenas, gestos na e
sobre a vida atual e passada.” (FUSARI, 1992, p.33).
Conclusões
Dessa forma, torna-se
de extrema importância a utilização da Pinacoteca Municipal para a educação
patrimonial e artística por se tratar de instrumento ativo para a memória da
cidade de Bauru e promover aos discentes/visitante compreender a relevância da
preservação da identidade local, uma vez que esta oportuniza debates,
discussões e reflexões que transcendem a sala de aula e possibilitam novos
olhares em relação aos mais diversos assuntos do campo das artes. Logo, a
Pinacoteca afirma-se como ferramenta crucial para a composição social de cada
indivíduo.
Referências
Taís Cristina Melero é Graduanda em História pela Universidade do Sagrado
Coração (USC) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID).
Taynara Zulato Rosa é Graduanda em História pela Universidade do Sagrado
Coração (USC) e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID).
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea:
Consonâncias Internacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2005.
BAURU. Lei nº
6.515, de 14 de maio de 2014. Dispõe sobre a criação da PINACOTECA
MUNICIPAL DE BAURU, e dá outras providências. Câmara Municipal de Bauru, 2014.
Disponível em:
<https://sapl.bauru.sp.leg.br/sapl_documentos/norma_juridica/6697_texto_integral.pdf>. Acesso em: 26 de mar.
2018.
FUSARI, Maria
Felisminda. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez,
1993.
GRINSPUM, Denise. Educação
para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola Responsabilidade compartilhada na
formação de públicos. 2000. 157f. (Doutorado em Educação) - Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
HORTA, Maria de
Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico
de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999. INSTITUTO
DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. A instituição. Disponível em:
<http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf>. Acesso em: 27 de mar. 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL
DE BAURU. Pinacoteca
Municipal de Bauru prepara a exposição “UneVersos”, c2017. Apresenta informações sobre as
atividades realizadas na Pinacoteca Municipal. Disponível em: < http://www.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=25258>.
Acesso em: 27 de mar. 2018.
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ResponderExcluirOlá, Taís e Taynara!
ResponderExcluirDevo dizer primeiramente que a exposição ficou excelente, com uma linguagem requintada e um conteúdo simples, direto e objetivo. Diante da temática do Patrimônio Cultural, gostaria apenas de fazer uma pergunta. Na opinião das autoras, como a Pinacoteca Municipal de Bauru poderia promover o diálogo entre a História do município e a realidade presente e atual do aluno/visitante, tendo em vista as relações complexas do mundo contemporâneo globalizado?
Obrigado!
Até!
Daniel Roberto Duarte Granetto.
Olá, Daniel!
ExcluirAgradecemos seu comentário e excelente pergunta.
A Pinacoteca Municipal de Bauru é um espaço que oferece ao aluno/visitante um diálogo e reflexão acerca do passado/presente da cidade, por meio de seu acervo, exposições e disposições arquitetônicas. O edifício, da década de 1930, reflete a atmosfera política e econômica da cidade de Bauru neste contexto de urbanização e industrialização.
Cabe ressaltar que a Pinacoteca, através das exposições, promove o uso de tecnologias digitais, bem como materiais recicláveis e orgânicos, os quais contribuem para a problematização dos visitantes sobre o mundo globalizado e as múltiplas realidades que o cercam.
Ademais, as mostras artísticas são elaboradas por artistas populares bauruenses, enfatizando aspectos culturais, históricos e políticos do município.
Atenciosamente,
Taís Cristina Melero e Taynara Zulato Rosa.