Introdução
Este trabalho surgiu após os debates na disciplina de
Laboratório III na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, acerca das
novas ferramentas de ensino e avaliação. Nos possibilitando um novo olhar para
o ensino de história. Tendo como finalidade permitir ao professor e aos alunos
a conhecer outras abordagens de ensino e aprendizagem em sala de aula que vai
além tradicionalismo do quadro e da caneta. Da orientação do trabalho surgiu o
título da aula “Uma reflexão sobre o legado sociopolítico da Revolta de
Canudos” direcionada ao público do 9° ano do Ensino fundamental.
Proposta de aula
A guerra
de Canudos frente a novas ferramentas de ensino que são através dos quadrinhos,
música, cinema. O tema foi escolhido, por apresentar uma das revoltas mais
marcantes da história do Brasil. As razões de trabalhar esse acontecimento
histórico, é devido ao fato de permitir que os alunos reflitam sobre o papel de
ambos os lados da revolta. E, sobre importância histórica dessa luta para a
história do Brasil. A proposta da avaliação e aula em si, visa uma alternativa
mais dinâmica para se alcançar a compressão dos alunos a respeito do tema
apresentado, que vão muito além da maneira tradicional e limitada que
conhecemos de ensino.
Objetivos
Os
objetivos que se pretende alcançar com esse tipo de aula são: apontar como as
dinâmicas e as estruturas presentes na Primeira República influenciaram o
processo do conflito em canudos. Ressaltar a herança que o processo do contexto
histórico de canudos irá impactar politicamente e socialmente na região fazendo
um paralelo com dinâmicas expostas no contexto do Brasil atual. A partir dessas
perspectivas, busca-se apontar os diferentes pontos de vista dos dois lados
envolvidos na revolta, ou seja, o da população de canudos e o da primeira
república, da igreja e dos grandes fazendeiros. Mostrando assim, a dualidade
das visões estabelecidas, utilizando como ferramenta para isso o uso da
história em quadrinhos. Essa que narra de forma mais atraente o processo da
revolta de canudos. Dessa forma, almeja-se alcançar compreensão dos alunos
entorno dessas dinâmicas estabelecidas de uma maneira mais atrativa, rompendo
com os padrões tradicionais de ensinar o conteúdo que pouco possibilita o aluno
a desenvolver sua autonomia e desempenhar o seu pensamento crítico.
Além
disso, através do uso das histórias em quadrinhos, percebe-se uma maneira de
reforçar o processo de ensino aprendizagem, promovendo uma reflexão sobre o uso
de novas metodologias para além dos livros didáticos. Dessa forma, a aula
abrangerá as características do período da Primeira República; a importância da
história da comunidade de Canudos; e os principais pontos para investigar o
legado sociopolítico de Canudos no contexto do Brasil atual de forma mais
acessível e dinâmica.
Foto. 1
Materiais
Os
materiais que podemos usar no planejamento dessa proposta de aula são: a
história em quadrinhos da guerra de canudos, que foi roteirizada André Diniz e
desenhada por José Aguiar, como não se pode arcar com a compra de diversos
exemplares, há a opção de se utilizar do formato digital o quadrinho. Que poderá
ser acessado em celulares, tablet, computadores e notebooks no formato de PDF,
permitindo a todos o livre acesso a história. Além disso, a proposta utiliza-se
da canção “Canudos de Chico Pottier”
para iniciar aula. Na avaliação não serão utilizados apenas, papel, caneta,
como também o uso de celulares para auxiliar na apresentação fazendo com que
ele não seja considerado um inimigo na aprendizagem, e sim um mediador. Após concluímos a leitura e o debate,
os alunos terão a alternativa de registrar em seus cadernos as ideias centrais
do conteúdo histórico apresentado.
Metodologia
A
estratégia utilizada para estruturar a aula será feita de seguinte maneira:
iniciaremos a aula com a música Canudos-Chico Pottier. Em seguida, será debatido em sala com a leitura
previamente feita da história em quadrinhos “a Revolta de Canudos de André
Diniz”, a interpretação que os alunos tiveram do movimento (a partir da leitura
e a escuta da música). Quais são as impressões que a revolta os trouxe. Quais
são os discursos de ambos os lados envolvidos na Guerra. O objetivo é que os
alunos apresentem as ideias
centrais que compreenderam após a leitura da história em quadrinhos. No debate
iremos procurar expor essas ideias com entendimento de cada um para a turma. A
partir dessa exposição vamos refletir em sala de aula sobre o que representou a
guerra de canudos para a história do Brasil, apontando os aspectos sociais e
políticos presentes no contexto histórico analisado.
Avaliação
Um
método de avaliação sugerido funcionará da seguinte maneira, como a aula será
feita em torno de um debate em sala utilizando-se da história em quadrinhos e
da música que representa a guerra de canudos. Pode-se utilizar os seguintes
métodos de avaliação: O aluno terá que escolher entre as quatro opções abaixo,
para descrever o que entendeu da Revolta de Canudos;
·
Um poema
·
Um mini documentário utilizando seus celulares, podendo
até inventar uma entrevista.
·
Uma ilustração ou uma parodia sobre o conteúdo.
Lembrando,
que todas as avaliações serão sobre o que se entendeu da leitura da história em
quadrinhos da Revolta de Canudos.
A partir
dessas propostas de avaliação, será possível identificar ao longo da
apresentação se os alunos conseguiram entender o tema em questão, ou seja, o
contexto da revolta, o período em que ela se encontrava no caso o da Primeira
República, a importância histórica da comunidade de Canudos e os principais
pontos para investigar o legado sociopolítico de Canudos no Brasil atual.
Um Plano B
Na
ausência dos recursos planejados, podemos recorrer a uma atividade alternativa
utilizando o Filme: Guerra de Canudos, 1996. Os alunos assistiram ao filme em
casa, depois faremos um debate em sala de aula para entender as visões de ambos
os envolvidos na guerra e no contexto histórico analisado. Também será
utilizado o uso de fotografias para auxiliar na aula que podem ser rapidamente
encontradas na internet via smartphone.
Foto.2
Considerações finais
A proposta desse
trabalho que nasceu na disciplina de laboratório III aos estudantes do curso de
história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e deve-se a
orientação Prof. Dr. André Bueno da Silva. A sugestão da aula com tema de
Canudos frente as novas ferramentas de ensino e avaliação, visa permitir ao
professor e aos alunos a explorar outras abordagens de ensino e aprendizagem em
sala de aula que vai além da modelo tradicional que conhecemos. Nos mostrando
assim, novas possibilidades de olhar para o ensino de história.
REFERÊNCIAS
Renata
Linhares de Araújo, graduanda em história pela Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ).
Diniz,
André.A Revolta de Canudos História do Brasil em Quadrinhos. São Paulo: Escala
Educacional, 2008.
Euclides da Cunha. Os sertões. Rio de Janeiro: Record,
1998.
Filme Canudos, 1996: Direção de Sérgio Rezende e o
roteiro de Paulo Halm; Sérgio Rezende.
Fotografias: http://www.historiailustrada.com.br/2014/06/fotos-da-guerra-de-canudos.html?m=1
acessado 28/02/2019
FRONZA.M. As
Histórias em Quadrinhos e as ideias de jovens estudantes sobre a conquista
América a partir do conflito entre europeus e indígenas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns. A proposta do trabalho é muito boa e portanto me fez refletir sobre as várias possibilidades do ensino de história por uma perspectiva totalmnete diferente. A aula seria ministrada a alunos de escola pública ou particular?
ResponderExcluirMuito obrigada, Tamara! A proposta de aula vale para ambas. Tanto a rede ensino pública quanto a privada. Acredito que ambas devem refletir sobre o ensino de história frente a outras possibilidades, direcionado o seu olhar para além da maneira "tradicional" que é ainda bastante presente.
ExcluirÓtima proposta. O ambiente de ensino precisa mesmo de inovação e fazer uso da tecnologia. E desta maneira estar levando conhecimento, inserindo-se no mundo do aluno. Parabéns.
ResponderExcluirEste método de ensino seria utilizado em todas as aulas?
Muito obrigada! Sim,apenas seria necessário encontrar um filme, uma música, charge... que aborde sobre era Vargas ou Primeira guerra, por exemplo. Também é uma proposta valida para outras disciplinas. Quantas parodias estão disponíveis no YouTube sobre biologia. Acredito que devemos criar meios para usar a tecnologia como aliada e não ao contrário.
ExcluirIncrível a proposta do trabalho Renata,minha questão é acerca do Plano b. Como seria esse debate ? Você como professora seria a mediadora ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito obrigada, Carolina! A proposta de debate seria numa plataforma virtual como a do simpósio ou em sala de aula mesmo.Nesse caso, não precisa necessariamente está restrito as paredes da sala de aula. A seguir, cada aluno poderá expor a mensagem que o filme lhe passou. Se a proposta for feita em sala de aula, nós professores podemos mediar ou optar por deixar que eles se organizem e discutam sobre.
ExcluirExcelente proposta! Modo dinâmico e inovador de se fazer entender uma das mais importantes e comentadas revoltas de nosso país. A proposta me mostrou diversos mecanismos que os professores podem usar em sala de aula e o quanto isto pode torná-la mais interessante para aquele que estuda. Minha unica dúvida seria em relação a faixa etária... Este conteúdo inovador seria para jovens do ensino médio?
ResponderExcluirMuito obrigada!
ExcluirSobre a faixa etária elaborei pensando numa turma de 9 ano. Mas, nada impede que seja aplicado nas turmas de ensino médio. Acredito que inovar em qualquer fase do ensino é válido.