Renata Linhares de Araújo


    A GUERRA DE CANUDOS FRENTE AS NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO
                                    

Introdução
Este trabalho surgiu após os debates na disciplina de Laboratório III na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, acerca das novas ferramentas de ensino e avaliação. Nos possibilitando um novo olhar para o ensino de história. Tendo como finalidade permitir ao professor e aos alunos a conhecer outras abordagens de ensino e aprendizagem em sala de aula que vai além tradicionalismo do quadro e da caneta. Da orientação do trabalho surgiu o título da aula “Uma reflexão sobre o legado sociopolítico da Revolta de Canudos” direcionada ao público do 9° ano do Ensino fundamental.

Proposta de aula
A guerra de Canudos frente a novas ferramentas de ensino que são através dos quadrinhos, música, cinema. O tema foi escolhido, por apresentar uma das revoltas mais marcantes da história do Brasil. As razões de trabalhar esse acontecimento histórico, é devido ao fato de permitir que os alunos reflitam sobre o papel de ambos os lados da revolta. E, sobre importância histórica dessa luta para a história do Brasil. A proposta da avaliação e aula em si, visa uma alternativa mais dinâmica para se alcançar a compressão dos alunos a respeito do tema apresentado, que vão muito além da maneira tradicional e limitada que conhecemos de ensino.

Objetivos
Os objetivos que se pretende alcançar com esse tipo de aula são: apontar como as dinâmicas e as estruturas presentes na Primeira República influenciaram o processo do conflito em canudos. Ressaltar a herança que o processo do contexto histórico de canudos irá impactar politicamente e socialmente na região fazendo um paralelo com dinâmicas expostas no contexto do Brasil atual. A partir dessas perspectivas, busca-se apontar os diferentes pontos de vista dos dois lados envolvidos na revolta, ou seja, o da população de canudos e o da primeira república, da igreja e dos grandes fazendeiros. Mostrando assim, a dualidade das visões estabelecidas, utilizando como ferramenta para isso o uso da história em quadrinhos. Essa que narra de forma mais atraente o processo da revolta de canudos. Dessa forma, almeja-se alcançar compreensão dos alunos entorno dessas dinâmicas estabelecidas de uma maneira mais atrativa, rompendo com os padrões tradicionais de ensinar o conteúdo que pouco possibilita o aluno a desenvolver sua autonomia e desempenhar o seu pensamento crítico.

Além disso, através do uso das histórias em quadrinhos, percebe-se uma maneira de reforçar o processo de ensino aprendizagem, promovendo uma reflexão sobre o uso de novas metodologias para além dos livros didáticos. Dessa forma, a aula abrangerá as características do período da Primeira República; a importância da história da comunidade de Canudos; e os principais pontos para investigar o legado sociopolítico de Canudos no contexto do Brasil atual de forma mais acessível e dinâmica.



                                                  Foto. 1

Materiais
Os materiais que podemos usar no planejamento dessa proposta de aula são: a história em quadrinhos da guerra de canudos, que foi roteirizada André Diniz e desenhada por José Aguiar, como não se pode arcar com a compra de diversos exemplares, há a opção de se utilizar do formato digital o quadrinho. Que poderá ser acessado em celulares, tablet, computadores e notebooks no formato de PDF, permitindo a todos o livre acesso a história. Além disso, a proposta utiliza-se da canção “Canudos de Chico Pottier” para iniciar aula. Na avaliação não serão utilizados apenas, papel, caneta, como também o uso de celulares para auxiliar na apresentação fazendo com que ele não seja considerado um inimigo na aprendizagem, e sim um mediador. Após concluímos a leitura e o debate, os alunos terão a alternativa de registrar em seus cadernos as ideias centrais do conteúdo histórico apresentado.

Metodologia
A estratégia utilizada para estruturar a aula será feita de seguinte maneira: iniciaremos a aula com a música Canudos-Chico Pottier. Em seguida, será debatido em sala com a leitura previamente feita da história em quadrinhos “a Revolta de Canudos de André Diniz”, a interpretação que os alunos tiveram do movimento (a partir da leitura e a escuta da música). Quais são as impressões que a revolta os trouxe. Quais são os discursos de ambos os lados envolvidos na Guerra. O objetivo é que os alunos apresentem as ideias centrais que compreenderam após a leitura da história em quadrinhos. No debate iremos procurar expor essas ideias com entendimento de cada um para a turma. A partir dessa exposição vamos refletir em sala de aula sobre o que representou a guerra de canudos para a história do Brasil, apontando os aspectos sociais e políticos presentes no contexto histórico analisado.


Avaliação
Um método de avaliação sugerido funcionará da seguinte maneira, como a aula será feita em torno de um debate em sala utilizando-se da história em quadrinhos e da música que representa a guerra de canudos. Pode-se utilizar os seguintes métodos de avaliação: O aluno terá que escolher entre as quatro opções abaixo, para descrever o que entendeu da Revolta de Canudos;
·         Um poema
·         Um mini documentário utilizando seus celulares, podendo até inventar uma entrevista.
·         Uma ilustração ou uma parodia sobre o conteúdo.

Lembrando, que todas as avaliações serão sobre o que se entendeu da leitura da história em quadrinhos da Revolta de Canudos.
A partir dessas propostas de avaliação, será possível identificar ao longo da apresentação se os alunos conseguiram entender o tema em questão, ou seja, o contexto da revolta, o período em que ela se encontrava no caso o da Primeira República, a importância histórica da comunidade de Canudos e os principais pontos para investigar o legado sociopolítico de Canudos no Brasil atual.

Um Plano B
Na ausência dos recursos planejados, podemos recorrer a uma atividade alternativa utilizando o Filme: Guerra de Canudos, 1996. Os alunos assistiram ao filme em casa, depois faremos um debate em sala de aula para entender as visões de ambos os envolvidos na guerra e no contexto histórico analisado. Também será utilizado o uso de fotografias para auxiliar na aula que podem ser rapidamente encontradas na internet via smartphone.
                  

                                                    Foto.2

Considerações finais
A proposta desse trabalho que nasceu na disciplina de laboratório III aos estudantes do curso de história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e deve-se a orientação Prof. Dr. André Bueno da Silva. A sugestão da aula com tema de Canudos frente as novas ferramentas de ensino e avaliação, visa permitir ao professor e aos alunos a explorar outras abordagens de ensino e aprendizagem em sala de aula que vai além da modelo tradicional que conhecemos. Nos mostrando assim, novas possibilidades de olhar para o ensino de história.

REFERÊNCIAS

Renata Linhares de Araújo, graduanda em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Canudos.ChicoPottier.https://www.letras.mus.br/chico-pottier/1772320/ acessado 28/02/2019

Diniz, André.A Revolta de Canudos História do Brasil em Quadrinhos. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

Euclides da Cunha. Os sertões. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Filme Canudos, 1996: Direção de Sérgio Rezende e o roteiro de Paulo Halm; Sérgio Rezende.

FRONZA.M. As Histórias em Quadrinhos e as ideias de jovens estudantes sobre a conquista América a partir do conflito entre europeus e indígenas.

10 comentários:

  1. Parabéns. A proposta do trabalho é muito boa e portanto me fez refletir sobre as várias possibilidades do ensino de história por uma perspectiva totalmnete diferente. A aula seria ministrada a alunos de escola pública ou particular?

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    1. Muito obrigada, Tamara! A proposta de aula vale para ambas. Tanto a rede ensino pública quanto a privada. Acredito que ambas devem refletir sobre o ensino de história frente a outras possibilidades, direcionado o seu olhar para além da maneira "tradicional" que é ainda bastante presente.

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  2. Ótima proposta. O ambiente de ensino precisa mesmo de inovação e fazer uso da tecnologia. E desta maneira estar levando conhecimento, inserindo-se no mundo do aluno. Parabéns.
    Este método de ensino seria utilizado em todas as aulas?

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    1. Muito obrigada! Sim,apenas seria necessário encontrar um filme, uma música, charge... que aborde sobre era Vargas ou Primeira guerra, por exemplo. Também é uma proposta valida para outras disciplinas. Quantas parodias estão disponíveis no YouTube sobre biologia. Acredito que devemos criar meios para usar a tecnologia como aliada e não ao contrário.

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  3. Incrível a proposta do trabalho Renata,minha questão é acerca do Plano b. Como seria esse debate ? Você como professora seria a mediadora ?

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Muito obrigada, Carolina! A proposta de debate seria numa plataforma virtual como a do simpósio ou em sala de aula mesmo.Nesse caso, não precisa necessariamente está restrito as paredes da sala de aula. A seguir, cada aluno poderá expor a mensagem que o filme lhe passou. Se a proposta for feita em sala de aula, nós professores podemos mediar ou optar por deixar que eles se organizem e discutam sobre.

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  4. Excelente proposta! Modo dinâmico e inovador de se fazer entender uma das mais importantes e comentadas revoltas de nosso país. A proposta me mostrou diversos mecanismos que os professores podem usar em sala de aula e o quanto isto pode torná-la mais interessante para aquele que estuda. Minha unica dúvida seria em relação a faixa etária... Este conteúdo inovador seria para jovens do ensino médio?

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    1. Muito obrigada!
      Sobre a faixa etária elaborei pensando numa turma de 9 ano. Mas, nada impede que seja aplicado nas turmas de ensino médio. Acredito que inovar em qualquer fase do ensino é válido.

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